Aparência e validação do carimbo
Last updated
Last updated
Em documentos de texto, a assinatura gerada é normalmente dos tipos P7S ou P7B, com o carimbo do tempo incluído apenas nos metadados, sem exibição visual da assinatura ou do carimbo.
Já em documentos PDF, tanto o carimbo quanto a combinação de assinatura + carimbo podem ser exibidos visualmente. É possível utilizar uma imagem personalizada durante a assinatura, como o brasão da instituição, um QRCode de validação, número de protocolo, entre outros elementos relevantes para o contexto, proporcionando maior clareza e autenticidade visual.
Atualmente os certificados emitidos na ICP Brasil constam como sendo confiáveis pela Adobe, pois fazem parte da AATL - Approved Trust List.No próprio AdobeReader ou outro leitor de PDF que suporte assinaturas de documento, é possível validar/verificar.
Também é possível, usar diretamente o Gov.BR ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), disponibiliza um validador gratuito, para utilizar basta acessar https://validar.iti.gov.br/, caso esteja acessando o site do validador pelo celular é possível usar o padrão de QRCode (inserido na assinatura visual), ou submeter o arquivo via upload para validação.
Neste exemplo, ao usar um certificado ICP-Brasil da empresa ou instituição GOSigner junto com o carimbo, obtém-se um selo digitalmente seguro.
Uma das opções é emitir um certificado de Pessoa Jurídica (PJ) para a instituição que fará uso do carimbo. Dessa forma, o documento fica assinado pela própria empresa (PJ) e carimbado por uma autoridade confiável e autorizada na ICP-Brasil.
Além dos elementos visuais no PDF, totalmente personalizáveis pela empresa que está assinando, as informações nos metadados — onde GOSIGNER aparece no resultado da validação — também refletirão os dados da empresa signatária.